2006/04/23

Programação moderna para as massas

O FISL deste ano me deu uma idéia interessante. Observando todos aqueles programadores de Perl, PHP, Java fazendo palestras, e os programadores de Python, orgulhosos por o serem, citando a beleza do código da linguagem como uma das principais vantagens, pensei submeter um artigo para palestrar no próximo fórum: programação funcional e/ou lógico-funcional, e as ferramentas SL disponíveis para utilizar esta técnica.

A principal motivação talvez seja, num espaço onde muitos não são da computação e conhecem apenas algumas ferramentas empurradas^W^H propostas pelo mercado e/ou criadas por ícones da comunidade, mostrar que há alternativas muito melhores e atuais para solucionar os problemas, de maneira simples, prática, e com uma composibilidade muito melhor. Isso, claro, sem contar a fortíssima base matemática por trás destas linguagens, o que facilita a formalização da mesma.

Eu choveria no molhado se repetisse todo o que está escrito aqui, especialmente a parte de verificação, paradigmas de programação e recursos das linguagens de programação modernas (que é a parte pertinente para este post). Então, aproveito para recomendar a leitura.

Por enquanto, só tive umas idéias de algumas coisas importantes para comentar, e de como estruturar uma apresentação desse tipo, que deve falar em linhas gerais sem tornar o conteúdo massivamente técnico ou fazer com que pareça uma aula de programação funcional/lógica. Se o projeto evoluir bem, em um próximo post trago mais informações, e possivelmente um "sumário" dos itens a tratar. Aberto a sugestões, claro!

E é isso.